08/05/2024
Instituto Lourenço Castanho lança galeria de arte dentro de escola
Em parceria com a Galeria Ricardo Von Brusky, o Instituto Lourenço Castanho (ligado à escola de mesmo nome) acaba de lançar uma galeria de arte - de acervo rotativo - dentro de uma de suas unidades. O recorte da curadoria inicial é “Japão: Do antigo ao Contemporâneo”, e partiu de um debate entre os educadores.
A exposição apresenta seis armaduras de samurai do século XVII, além mais de 50 obras de artistas nipo-brasileiros como Tomie Ohtake, Manabu Mabe e Flávio Shiró.
“São Paulo já respira essa cultura por meio dos games, animês, mangás e gastronomia. Pelas histórias de samurai, o Japão também desperta interesse como cultura pop; o grande objetivo da exposição é registrar a ancestralidade da presença japonesa no Brasil.”, conta Alexandre Sayad, presidente do Instituto Lourenço Castanho. “A galeria faz parte de uma ideia de unir a escola à cidade e à cultura. Recebemos aqui estudantes de outras escolas e também levamos nossos alunos a outros museus criando um espécie de ‘trilha educativa’ em São Paulo”, explica. Um parceria com a Secretaria Municipal da Educação levará alunos de escolas da região para visitação. A missão do Instituto Lourenço Castanho é fortalecer um diálogo construtivo entre entidades governamentais e outras instituições parceiras, buscando sinergias que possam potencializar a educação pública do Brasil.”
Fotos e Videos: Denise Andrade