Antes de serem leiloadas, obras podem ser vistas em exposição na Galeria Blombô
Uma seleção de obras de artistas que passam por diversos movimentos da arte brasileira marca o 88º leilão de arte da Blombô. Partindo do movimento acadêmico – com artistas como Eliseu Visconti –, passando pelo moderno – com Antônio Gomide, Alfredo Volpi, Iberê Camargo e Di Cavalcanti –, pelo abstracionismo geométrico – Judith Lauand e Luiz Sacilotto –, abstracionismo informal – Manabu Mabe, Danilo di Prete – até a produção contemporânea – com nomes como Vik Muniz, Nelson Leirner, Solange Pessoa e Anna Maria Maiolino. O pregão será realizado online no dia 30 de janeiro, no site da Blombô: https://blombo.com/leiloes . As 130 obras que integram o leilão compõem a mostra "Do Acadêmico ao Contemporâneo" em exibição de 22 a 30 de janeiro na galeria Blombô, localizada no Jardim Europa, em São Paulo.
A estrela da noite do leilão será uma tela de Alfredo Volpi, com valor de lance inicial em R$ 900 mil. Com 67 X 135,5 centímetros, datada de 1970, "Mastros e bandeiras" é uma das obras que figura entre os trabalhos mais emblemáticos do artista, já que suas formas geométricas bem definidas trouxeram reconhecimento ao ítalo-brasileiro como um dos mais importantes no cenário das artes no Brasil. Outro grande artista, Amilcar de Castro (1920-2002), terá três trabalhos no leilão, sendo uma pintura e duas esculturas. Conhecido pela geometria empregada em obras esculturais, feitas em sua maioria com aço, o artista natural de Paraisópolis, Minas Gerais, é parte fundamental da arte contemporânea brasileira.
Raridade no mercado, a tela de Eliseu Visconti (1866-1944) é uma obra-prima do artista – considerado um mestre da arte impressionista no Brasil – que data de 1898. Trata-se de um óleo sobre tela poucas vezes visto pelo grande público, sendo exibido em 1994 durante a exposição em memória ao cinquentenário de falecimento do artista, no Museu Nacional de Belas Artes. Também foi exposta em outras ocasiões: em 2011/2012, na mostra “Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu Nacional de Belas Artes. Para o leilão, o lance inicial desta obra parte de R$ 40 mil.
Há, ainda, uma grande seleção de arte popular brasileira para o pregão, que apresenta trinta obras da ceramista Noemisa Batista, cinco esculturas de Artur Pereira, quadros de José Antonio da Silva, obras de Mirian, de Agostinho Batista de Freitas e tantos outros. No segmento contemporâneo, se destacam duas obras em tela de Solange Pessoa, artista que vem ganhando cada vez mais projeção internacional. Soma-se à seleção contemporânea uma pintura de Anna Maria Maiolino, artista ítalo-brasileira laureada com o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na próxima Bienal de Veneza, que terá cerimônia de premiação no dia 20 de abril, durante a inauguração da mostra. O núcleo contemporâneo conta ainda com obras de Vik Muniz e Nelson Leirner.
Descrição das obras:
Alfredo Volpi, "Mastros e bandeiras", déc 1970, têmpera sobre tela, assinatura no verso, 67 x 135,5 cm;
Eliseu Visconti, "O colegial", óleo sobre tela, assinatura no canto inferior direito, 45 x 26 cm. Registrado no Projeto Eliseu Visconti sob o código P251;
Anna Maria Maiolino, "Sem título", 1986, óleo sobre eucatex, assinatura no canto inferior esquerdo, 60 x 80 cm;
Noemisa Batista, "Batizado", déc. 1980, cerâmica, assinado, 21 x 24 x 17 cm;
Solange Pessoa, "Sem título", 2015, óleo sobre tela, assinatura no verso, 50 x 55 cm.
Exposição ‘Do Acadêmico ao Contemporâneo’
Galeria Blombô - Av. Cidade Jardim, 86 – Jd. Europa - SP
Período expositivo: de 22 a 30 de janeiro
Horário: de segunda a sexta-feira das 11h às 17h | sábados e domingos das 11h às 16h | fecha nos feriados
Leilão
Dia 30 de janeiro – terça-feira
Horário: a partir das 20h – online
Para participar do leilão, basta fazer o cadastro no site https://blombo.com/leiloes
Email: leiloes@blombo.com
Crédito das reproduções das imagens: Michael Rodrigues
Contato para a imprensa
Jucelini Vilela
11 98045-8301
Comments