top of page

Teatro Cultura Artística 2024


"Queridos amigos,

Anunciar uma nova temporada é sempre um acontecimento de muita alegria. Divulgar a temporada que inaugura o novo Teatro Cultura Artística é um momento único, talvez comparável aos ajustes finais para os concertos dos dias 8 e 9 de março de 1950, ocasião da abertura do Teatro que faz parte da história de São Paulo. O espaço era perfeito: moderno, confortável e tecnicamente excelente. O Cultura Artística que reabre suas portas mantém todos esses atributos atualizados.


O concerto de estreia traz a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen sob a direção de seu principal regente convidado, o jovem filipino-finlandês Tarmo Peltokoski, uma revelação admirável, que já tem assumido posições relevantes como o posto que ocupa hoje nessa grande orquestra. O pianista Jan Lisiecki é o solista convidado.


Presentes também a Amsterdam Sinfonietta, que virá acompanhada da brilhante violinista Janine Jansen, e a Orquestra de Câmara de Basel, sob a direção da búlgara radicada em Londres Delyana Lazarova, que atua como regente convidada de várias orquestras, tais como a Filarmônica de Dresden, BBC Escocesa e Sinfônica de Berlim. Antonio Meneses atua como solista, e estreia o novo palco do Teatro que já o aplaudiu inúmeras vezes.


A Internationale Bachakademie Stuttgart e Gaechinger Cantorey é o último grande conjunto da Temporada, que conta com mais dois nomes estrelados: o violinista Joshua Bell e a pianista

Hélène Grimaud.


Apresentaremos também os dois ciclos de canções de Schubert, Winterreise e Schwanengesang, interpretados pelo barítono Matthias Goerne e pelo pianista Anton Mejias, e uma atração inédita: um octeto que reúne dois dos maiores quartetos da atualidade, o Ébène e o Belcea, este último pela primeira vez no Brasil. Dois espetáculos extra-assinatura completam a temporada de 2024: o pianista Lang Lang e a soprano SonyaYoncheva.


A Série de Violão, que a partir do próximo ano será apresentada em nosso Teatro, traz João Camarero, Rafael Aguirre, Liying Zhu, Fabio Zanon e Duo Siqueira Lima.


Dando início aos espetáculos que passam a integrar as atividades do novo espaço, vamos inaugurar uma série de Concertos Matinais, que nesse ano de estreia apresenta o Trio Callas; o barítono Taehan Kim, vencedor do Concurso Rainha Elizabeth de 2023; um duo formado pelo pianista Lucas Thomazinho e pela violoncelista Marina Martins; os violonistas Eduardo Gutterres e Gabriele Leite, ambos ex-bolsistas do nosso programa Magda Tagliaferro, além de apresentações do conjunto São Paulo Chamber Soloists, que fará uma residência no triênio 2024-2026. O grupo tem como objetivo incluir e divulgar a produção musical latino-americana, propósito com o qual estamos totalmente alinhados, e que será um dos pilares do novo Cultura Artística. Vão se apresentar junto à São Paulo Chamber Soloists o pianista e compositor André Mehmari, o pianista Sergio Tiempo e o violinista Guido Sant'Anna, ex-bolsista do programa Magda Tagliaferro, que neste momento dá sequência aos seus estudos numa das mais renomadas escolas da Europa, a Kronberg Akademie.


Neste ano de inaugurações, destacamos as encomendas que fizemos aos compositores André Mehmari, Clarice Assad, Elodie Bouny e Esteban Benzecry, e as estreias de obras de Cristovão Bastos e João Luiz Rezende, todos compositores latino-americanos. Com a abertura do Teatro e da programação de 2024, estabelecemos os objetivos do novo espaço Cultura Artística: tornar- se um centro de fomento e divulgação da música de excelência de todos gêneros, cores e tendências. Com muita alegria abriremos nossas portas e nosso coração para toda a cidade de São Paulo.


Sejam muito bem-vindos!" - Gioconda Bordon (diretora artística)



"Querido público,


Ao manusear este folheto, alguns de vocês devem ter se surpreendido com as linhas sinuosas, que aparecem já na capa. Elas representam o desenho de uma nova e única sala de espetáculos. São esboços da artista Sandra Cinto para a sua intervenção na Sala de espetáculos do Teatro Cultura Artística. Trabalho desenvolvido ao longo de mais de 7 anos, fruto da estreita colaboração da artista com engenheiros acústicos e arquitetos. Tal como o painel Alegoria das Artes de Di Cavalcanti, que integra a fachada do edifício, a obra de arte se torna parte da arquitetura, ganha função e assume um novo significado.





O Teatro Cultura Artística, importante marco arquitetônico e cultural brasileiro, está renascendo no centro de São Paulo. Renasce como um lugar dedicado à música e à formação. Com 773 lugares e um palco capaz de acomodar 60 pessoas, a Sala

de concertos é o coração deste complexo, preenchendo uma importante lacuna na cidade. Um espaço que propicia uma experiência intimista para apresentações de música clássica, música popular, jazz, música do mundo e muito mais.


A renovação do edifício, agora com 7.544 metros quadrados de área construída, envolveu dezenas de equipes, elegantemente lideradas pelo arquiteto Paulo Bruna. O projeto preserva e recupera todas as áreas remanescentes e atualiza as salas de espetáculo, circulações e áreas de apoio de acordo com a mais avançada tecnologia, priorizando acústica, conforto, eficiência e respeito ao meio ambiente. O resultado do diálogo entre antigo e novo é dos mais felizes. A profusão de elementos da fachada da rua Nestor Pestana está em perfeita harmonia com as novas áreas revestidas de telhas metálicas e vidro. São também claramente distinguíveis os novos espaços, onde predomina o branco, das áreas remanescentes, que recuperaram os mesmos tons originais de bege, verde, cinza e azul do painel de Di Cavalcanti. Únicas exceções são o Auditório e a Sala de concertos, que mesmo tendo sido inteiramente redesenhados, mantiveram, respectivamente, o azul e o amarelo do projeto original, sendo o amarelo da Sala uma homenagem de Sandra Cinto ao arquiteto Rino Levi.


No novo Teatro, os programas sociais e de formação encontrarão espaços ideais para continuar crescendo e se expandindo. O segundo andar do prédio será totalmente dedicado a eles e abrigará o Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro. Contará com 11 salas de tamanhos variados para acomodar ensaios e aulas.


Localizado no térreo, o Auditório de 150 lugares abrigará apresentações musicais, cursos, debates e palestras. No mesmo piso, foram recuperados o histórico Foyer de entrada e as duas lojas com abertura para a rua Nestor Pestana, que agora serão ocupadas por uma livraria e um café. Logo ao lado, encontra-se um novo átrio, com pé-direito de quatro andares e fachada de vidro voltada para a Praça Roosevelt. Nele, duas tapeçarias de Sandra Cinto convidam quem passa por ali a descobrir o prédio. Estes espaços permanecerão abertos durante todo o dia, atraindo novos públicos e potencializando o diálogo do Teatro com o entorno. Assim é o novo Teatro Cultura Artística. Verdadeiro sonho, que volta a pulsar no centro da cidade. Agradecemos imensamente a todos aqueles que contribuíram para tornar este sonho realidade!" - Frederico Lohmann (superintendente)



Diretoria

Presidente

Antonio Hermann D. M. de Azevedo

Vice-presidente

Gioconda Bordon

Diretores

Frederico Carramaschi e Isa Melaragno

Consultor Jurídico

André Bernini

Superintendente

Frederico Lohmann


Conselho de Administração

Presidente

Fernando Carramaschi

Vice-presidente

Roberto Crissiuma Mesquita

Conselheiros

Antonio Hermann D. M. de Azevedo

Carlos Jereissati Filho

Carlos José Rauscher

Fernando Alves

Francisco Mesquita Neto

Henri Philippe Reichstul

Henrique Meirelles

Jayme Sverner

Marcelo Kayath

Pedro Parente

Roberto Baumgart

Conselho Consultivo

Conselheiros

Adolpho Leirner

Alberto Jacobsberg

Alfredo Rizkallah

Ana Maria Igel

Andrea Calabi

Anna Helena Americano de Araujo

Antonio Vidal Esteve

Eduardo Giannetti

Fernando Lohmann

George ZausnerHeinz Jörg

Gruber Israel Vainboim

José Luiz Setúbal

José Roberto Mendonça de Barros

Lilian Stuhlberger

Marcelo Mattos Araujo

Maria do Carmo Sodré Mineiro

Marina Mesquita

Mário Arthur Adler

Patrícia Moraes

Ricardo Becker

Rodolfo Villela Marino

Stefania Pelusi

Stefano Bridelli

Sylvia Pinho de Almeida

Tania Haddad Nobre

Yara Borges Caznok

Equipe Atendimento

Simone Martins Regiane Yamauti

Financeiro e Administrativo

Eduardo Queiros Adriana Rodrigues Everaldo Costa Sergio Costa

Marketing

Mariane Simões

Produção

Carolina Minhoto

Relações Institucionais

Barbara Passeau


Acesse o link e veja o folheto com a programação completa: https://culturaartistica.org/wp-content/uploads/2023/10/L18_ca_livreto_2024_site.pdf

126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page